abril 22, 2015

Virar o jogo

Começar, como em tudo, é muito, muito difícil. Antes de mais, um disclaimer mais ou menos evidente: não procuro ser uma atleta de alta competição nem uma super modelo. Quero só ser mais saudável (e, claro, perder uns quilos no processo), acho que é um desejo simples e que resulta do senso comum.

Muitas vezes as pessoas confundem a licença de maternidade com um período de férias. Não trabalhamos fora de casa, é certo, mas temos um bebé para cuidar e isso a mim ocupa-me muitíssimo tempo. Nas primeiras duas semanas foi relativamente fácil mas a tarefa complicou-se desde então e a miúda exige-me muita atenção. Só esta manhã, por exemplo, foi andar com ela ao colo para trás e para a frente para acalmar até decidir sair um bocado de casa antes que desse em maluca. Tentar enxaixar exercício nestes primeiros meses é uma missão difícil mas não impossível. Vejo aquele video da mãe super-em-forma que faz exercício com o seu bebé em cima e só penso Agora experimenta a fazer isso com um bebé de dois meses com cólicas e que não pára de chorar, vá.

Estava fora de questão ir para um ginásio (já tentei demasiadas vezes para saber que não funciona) e ainda não dá para correr sozinha. A solução? Um programa de exercício que posso seguir sozinha em casa (poupo dinheiro, tempo e o desconforto dos balneários) e caminhadas com a miúda sempre que o tempo o permite. Era muito bom ter alguém por perto para corrigir a minha postura ou para me motivar mas por agora chega-me bem poder seguir um plano de exercícios durante cinco dias por semana, no conforto de casa e sentir que pelo menos me estou a mexer. Depois é só pegar no carrinho dela e andar um bocado aqui pelo bairro e já me sinto mais leve no final.

E a decisão lógica seguinte foi começar a comer melhor. Não se trata de nenhuma dieta, é apenas o que se designa de comer o mais clean possível: diminuir o consumo de carne e apostar noutras proteínas, escolher produtos frescos e da época para cozinhar, evitar ao máximo todos os alimentos processados. Há dias em que é mais difícil seguir os preceitos à regra: são dois filhos a precisarem de muita atenção, uma casa para gerir - nem sempre me apetece cozinhar e muito menos cozinhar tudo mas o que interessa é fazê-lo o maior número de vezes possível. O verdadeiro desafio é passar estes hábitos para a restante malta cá de casa, embora sejam incontestavelmente mais saudáveis.

Mesmo antes de ver quaisquer resultados, sinto-me bem e existe apenas um único motivo: a vida é minha e eu faço dela o que quiser. Poder tomar as rédeas com convicção e determinação, poder decidir o que é melhor para mim sem esperar pelos outros - poucas coisas sabem tão bem! E no fundo os resultados já aí estão: mais energia e aquele cansaço bom quando me vou deitar. Agora é bola para a frente e força de vontade para não furar os planos!

2 comentários:

Dalma disse...

Querida, sinto-te mais otimista e isso é bom. Porém acredita que só se emagrece pela boca o que não significa não comer, atenção! Significa evitar excessos de alimentos que adoramos mas que não devemos ( pão p.
ex) mas fundamentalmente é não deixar o corpo ter fome o que significa comer 6 a 8 vezes por dia! Há livros sensatos que ajudam, aqui apareceu um que teve sucesso com pessoas que conheço, o título era +\- " dieta dos 31 dias, com receitas e estratégias para não ter nunca fome que é isso que arruina qq boa intenção.
Quanto ao teres que cozinhar todos os dias podes aliviar um pouco fazendo numa tarde logo uma série de refeições sendo depois só necessário o acompanhamento era assim que eu fazia qd dava aulas e tinha os 3 filhos em casa. Quem faz uma refeição pode simultaneamente fazer 3 ou 4. Experimenta para evitares comida pré preparada! Basta de conselhos! Bjis
D.

Anónimo disse...

Ainda bem que estás mais motivada! Eu também concordo com a Professora Dalma: emagrecer é um processo que se controla sobretudo pela boca. Também há que dar tempo ao tempo, pois foste mãe outra vez há bem pouco. Eu demorei um par de meses a perder o peso que ganhei com a gravidez do H.

Beijinhos dos 3 para os 4
Fátima VC