janeiro 04, 2013

Voltar a mexer

Eu não queria mas teve de ser. Correr antes ou depois do trabalho está fora de questão porque o frio é muito e a noite escura mas não podia esperar por dias mais compridos - o meu corpo estava a reclamar há muito tempo.

Acho que corri pela última vez em Setembro. Desde aí que não mexia uma palha a não ser que fosse estritamente necessário e já me envergonhava. Acho que já ultrapassei a fase de me importar com o que as outras pessoas pensam e fui-me acomodando às mudanças do meu corpo. Mas lá no fundo, comecei a sentir vergonha de mim mesma, uma espécie de desprezo por esta falta de actividade e daí foi um passo até ouvir o grito final: precisas de exercício! Eu não me orgulho do que vejo ao espelho. Sou uma pessoa realista e percebo que não estou ainda numa condição de risco mas sempre que olho para mim pergunto onde foi a pessoa de há quinze quilos atrás. Sim senhor, houve uma gravidez pelo meio e isso não devia ser desculpa mas só eu sei o quanto me demorou voltar a ser mais ou menos parecida com a pessoa que eu conhecia.

Eu odeio ginásios, assumo. Acho parvo correr numa passadeira, aborrece-me a música que toca em todo o lado (haverá algum ginásio indie por aí?), fico a pensar que toda a gente está a rir-se da maneira descoordenada como corro e a medir toda a banha que tenho a mais, detesto balneários e chuveiros partilhados, odeio a minha cara depois de algum exercício (pareço um tomate prestes as explodir!), não percebo aquela gente que vai lá para se estar constantemente a ver ao espelho. Mas dadas as circunstâncias, e visto que a vida ainda não me trouxe uma casa com uma divisão só para a ginástica que tanto precisamos, um ginásio é o único amigo do meu corpo até começar a Primavera. Tenho uma inscrição de quatro meses para ver se começo a pesar menos, dormir melhor e arejar a cabeça (que uma pessoa a correr tem muito tempo para ir pensando e fazendo to-do lists imaginárias). Serei a minha própria personal trainer e tentarei superar sempre aqueles limites que a cabeça nos vai impondo sobre o corpo. Se vai resultar, não sei. Mas nunca ninguém ficou pior por tentar.

2 comentários:

Dalma disse...

Marisa quando te conheci eras muito perseverante e duvido que tenhas deixado de o ser!

Unknown disse...

Quando fui para o ginásio pensava como tu. Foi uma decisão que andei a adiar durante muito tempo. Passados dois anos, posso dizer que foi das melhores decisões que já tomei. Estou mais saudável, é óptimo para relaxar, fiz amigos novos e divirto-me muito. Se o teu ginásio tiver aulas de grupo, experimento, eu adoro!!! :)