outubro 22, 2009

Há vida para além do trabalho (e da escola) (e da casa por limpar)

Portanto, agora há mais do que cinco minutos em que consigo respirar. E eu aproveito-os para fazer o quê? Escrever, pois claro.

Tem sido mais do que difícil conjugar o trabalho com a escola. O nível de exigência agora aumentou e mesmo assim a sorte é que, sabendo que o último dia deste emprego está marcado para Maio, a minha ansiedade desceu bastante. O meu empenho não diminuiu, nem perdi a ética profissional e certamente não me espanto como acontecia antes. A empresa continua a achar que vale a pena investir em mim e hoje, numa segunda sessão de coaching com um inglês algo excêntrico que faz vida em Gibraltar, quase dei por mim deitada num divã, fazendo terapia. Disse-me que há cinco coisas que aprendemos - implicitamente- durante a nossa infância: be perfect, be strong, hurry up!, try harder e please me! Mais ou menos todos seguimos estas instruções na nossa vida: não é suposto fraquejar em público, temos sempre pressa para fazer alguma coisa, queremos sempre agradar a alguém mas o meu problema, diagnosticou-me ele, é o da perfeição e o da mania que consigo controlar todas as variáveis que podem influenciar qualquer situação. E não posso, é evidente.

É suposto eu usar estas sessões de coaching (ou treino, se preferirem) para melhorar a minha vida e diminuir os meus níveis de ansiedade, para me conhecer melhor e fazer um mais eficiente uso das minhas potencialidades. Hoje, ele passou-me um exercício muito bom para os momentos antes de uma entrevista, por exemplo. A única falha nisto é que eu, habituada a viver de coração ao pé da boca, raramente terei tempo para pensar, racionalizar e aplicar isto. E, sinceramente, não me quereria controlar totalmente porque acho alguma piada à espontaneidade e a algumas reacções que são como erupções. Portanto, e como dizem os outros I wish I was a better version of myself e enfim, não será apenas assim, mas eu chego lá.

4 comentários:

caracoleta violeta disse...

Seria pedir muito se te pedisse para partilhares esse exercício? É que eu sofro dos mesmos problemas de ansiedade, e agora fiquei curiosa...

M. disse...

Se o partilhar assim, vais achar parvo... :)

Funciona melhor com mais uma pessoa. Imaginas uma altura da tua vida em que te sentiste mesmo confiante e tentas prolongar essa sensação. Quando estás no auge, tentas encontrar um gatilho (tipo estalar os dedos, tocar no bolso das calças) que possas disparar em qualquer altura.

Quando chegas à entrevista e precisas de te acalmar, disparas o gatilho e em princípio deves sentir-te a controlar tudo :D

Tonto, né?

caracoleta violeta disse...

Pode até parecer tonto, mas será que resulta mesmo? Já experimentaste? É que se resultar óptimo!!!
Se bem que eu acho que comigo não resultaria. No que diz respeito a entrevistas, sou uma ansiosa do pior que há :(

caracoleta violeta disse...

De qualquer modo hei-de testa-lo, só por teimosia. Obrigado por partilhares ;)