julho 22, 2009

Back to school (we are the leaders)

É verdade, decidi que me apetece estudar outra vez. Comecei a olhar à minha volta e a perceber que os estímulos a que estou sujeita agora não são propriamente interessantes e muitos nem sequer se podem chamar estímulos. De há três anos para cá, tenho aprendido imensas coisas novas mas quase nada do que aprendi serviu para me realizar pessoalmente ou para me estimular intelectualmente. A cabeça, mesmo assim, ainda não está parada.

Sou candidata a uma licenciatura e a um mestrado, o que, apesar se serem graus diferentes, tem a sua razão de ser. São talvez as duas áreas onde gostava mais de trabalhar e sobre as quais me imagino a pensar. E ontem, quando voltei a entrar na faculdade, senti o formigueiro de quem se está a meter numa nova aventura. Eu, que pensei nunca mais pôr os pés naquela escola, dei por mim entusiasmada por poder outra vez sentar-me naqueles anfiteatros, fotocopiar livros inteiros, sentar-me a estudar na esplanada. Acho que foi a melhor maneira de confirmar que é isto que eu quero para mim. Não tenho a ilusão de que é isto que me vai salvar de um trabalho estéril, descaracterizado ou inútil - as alternativas, infelizmente, não são muitas. Mas é certamente isto que me vai enriquecer e aproximar-me da pessoa que eu gostava de ser.

Agora só falta saber se sou aceite ou não. No melhor dos cenários, vai ser um prazer tem cartão de estudante outra vez.

12 comentários:

ana disse...

Eu também me senti assim quando me candidatei ao mestrado e quando entrei... mas depois... depois a conversa é outra. É muito, muito complicado estudar e trabalhar. No entanto, acho que fazes muito bem e espero que nunca percas o entusiasmo. :)

joão disse...

vou agora para a escola fazer a última frequêcia do primeiro ano. tomei essa decisão há quase um ano e estou a um terço da segunda licenciatura. não se cansam de me dizer que sem mestrado não sou ninguém, que ter uma segunda licenciatura é coisa de boémio, que não te dá cradibilidade nenhuma, nem vantagem no acesso ao emprego.
mas eu gosto. e estou a estudar, desta vez, o que gosto mesmo.
e sim, ter cartão de estudante outra vez, é du best!

Joana disse...

fazes bem miuda...entrar outra vez para o clube daqueles que sao estudantes é muito bom.

Qt ao cartao de estudante é bom, mas depois dos 25 anos as vantagens já nao sao como antigamente...já não te consideram como tal em muitos sitios...

Eu cá vou ser estudante a vida toda, nem que seja pelo nome:):)

|b| disse...

então mas que curso vai tirar então?..

Anónimo disse...

Yes! Afinal não sou a unica louca deste planeta! :-)
eu já tirei uma licenciatura, um mestrado(pré-bolonha) e agora estou a fazer outra licenciatura!:-)
força miuda, mas leva isso devagar e com prazer, se não ficas louca....beijinho

Anónimo disse...

eu acho que, em quem estudou, o bichinho do estudo nca morre verdadeiramente... por isso, muita sorte, fazes muito bem mesmo!
:)

P. disse...

és possuída, mas não há grande coisa a fazer :P

sabe que eu lhe amo e a apoio em tudinho, e fico miles de contenta se entrar para que quer!

Eurico Ricardo disse...

Ja eu decidi deixar de estudar... outra vez. Não deixa de ser sintomática esta nossa sintonia. Comenta. beijinhos :)

M. disse...

Obrigada por confirmarem que enlouqueci de vez :D

Estou com um pé em Estudos Artísticos e outro em Novos Media e Práticas Web. Será o que calhar...

(hum, se chegar a calhar qualquer coisa...)

zira disse...

Quero dar-lhe parabéns de insentivo. Passo pelo seu blog quase diariamente porque tenho muito tempo disponivel. Tenho 59 anos estudei até ao antigo 5º ano (na altura muitos usavamos capa e batina, porque estudei num colégio Diocesano caro ).O meu pai era alfaiate e não pode juntar dois filhos a estudar. Fiquei-me por ali, triste e nunca tive hipóteses de ir em frente.Estou de baixa médica há anos... por deficiência adquirida numa queda. O ano passado fiz o 12º ano nas novas oportunidades, actualmente estou numa formação de Inglês. Fico contente de saber que jovens assim, não param. É, nunca sabemos tudo e porque aprendo muito com os colegas mais jovens... sei que não sei nada. Beijinhos de força.

M. disse...

Obrigada pelo seu comentário, Zira. E parabéns também para si, por ainda não ter desistido ;)

alien aboard disse...

Vais ser aceite! Parabéns antecipados ;)

P.S: O meu drama n é ser aceite é terminar o curso eternamente adiado...