abril 15, 2008

K de Kazoo

Já antes tinha falado da minha falta de talento para trabalhos manuais ou para a música. Mas até agora nunca tinha tido um instrumento meu (excluindo, claro, a minha voz). E ontem ofereceram-me este kazoo, garantindo-me que isto é viciante e que, acima de tudo, é fácil de usar. Lá genial é ele, que sempre nos dá a ideia de estarmos a fazer algo de particularmente interessante no mundo das canções. É claro que me ri e disse na altura que isto não era nenhum desafio, que era demasiado fácil fazer música com ele, que era só soprar e a música havia de sair.

O problema foi quando, em casa, tentei sacar com facilidade uma versão duma música dos Vampire Weekend. Não deu. Quer dizer, não consegui mais do que soprar sem qualquer consequência, quase sem som. À segunda vez, percebi que há ali um jeito que se dá com a língua (acho eu, que muitas vezes não sei explicar como consigo determinadas proezas) e que, isso sim, faz com que haja qualquer coisa parecida com música. Mais do que lutar para conseguir uma canção completa, ando a lutar com o ridícula que me sinto quanto tento tocar. E se calhar isto nem vem a ser um mau treino. Saber ser ridícula com classe sempre é outra coisa.

5 comentários:

Rita Maria disse...

Quando descobrires diz-me, eu ainda não cheguei sequer ao tique com a língua!

cosmonauta disse...

Isto é o fim do mundo em cuecas! ... Qual lingua!? O kazoo é só vibração, portanto não basta soprar, importa entoar os sons ... tentem falar com o kazoo na boca e percebem logo como se "toca".

Rik disse...

O domínio de todo e qualquer instrumento depende do esforço :) Só a partir de um determinado nível é que o "jeito" começa a ser um factor importante :P

Força nisso :D!

M. disse...

Ora cosmo, eu bem disse que não sabia explicar. É como explicar como se faz bolas com o fumo ou como se arrota de propósito (omg, não sou uma lady!).

Rita, assim que me souber exprimir melhor ;) eu aviso.

Rik, se calhar é por isso que não domino nenhum instrumento: fico nervosa quando não consigo resultados :)

Rik disse...

ui... não imaginas a quantidade de vezes q me apeteceu partir a guitarra quando estava nos meus primeiros meses de aprendizagem! dps passa ;)