março 22, 2006

'E o livro é sobre o quê?'


Entrei na sala de descanso, estranhamente vazia. Faltava ainda algum tempo para começar a trabalhar e, para falar a verdade, a vontade era mesmo muito pouca: tinha saído do cinema, corrido sob chuva para não chegar atrasada e, afinal, tinha chegao bem antes da hora. Tirei o livro da mala e encostei-me à parede - a falta de cadeiras assim obrigava. Naquela sala não se ouve o burburinho em que normalmente trabalhamos, o que criava as condições ideais para ler. Ela entrou, cumprimentou-me, olhou o livro, comentou pela enésima vez como era giro eu conseguir ler em inglês e desferiu a malfadada pergunta:


E o livro é sobre o quê?


Pára tudo!


Não é tão desconfortável quando alguém pergunta uma coisa parecida e nós não sabemos como responder? Nunca vos aconteceu quererem explicar um filme, um tipo de música e simplesmente não haver como? Ela encostou-me à parede: se respondesse que não sabia, ela tomava-me por parva; se tentasse explicar, ela ia olhar-me de soslaio. Lembro-me quando me pediram para explicar o Donnie Darko e eu fiquei engasgada, sem saber como começar... E portanto, fiz a única coisa que sei fazer nestas ocasiões, que é mascarar o meu modesto intelecto: Ah, eu sei lá... Estes escritores hoje não sabem muito bem o que escrevem. Leio por ler, sei lá... E lá fiquei desconsolada por ter que fazer-me de parva mais uma vez e o pior é que sei que não vai ser a última.

Sem comentários: