abril 16, 2005

Ora, aceitando o desafio inesperado da Polliejean, aqui ficam as respostas a um questionário sobre livros.

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Bem, é uma pergunta realmente difícil porque escolher apenas um livro não é pera doce... Mas acho que gostava de ser (e esta escolha não significa que seja o meu livro preferido) 'A instrução dos amantes' da Inês Pedrosa porque me lembro que, na altura em que o li, várias passagens se 'colavam' à minha vida.


2. Já alguma vez ficaste apanhadinh@ por uma personagem de ficção

Hum, apanhadinha não será o termo... Mas impressionou-me o Tomas de 'A insustentável leveza do ser' do Milan Kundera e fascinou-me o Patrick Bateman de 'American psycho' do Bret Easton Ellis.


3. Qual foi o último livro que compraste?

Foi o 'The rules of attraction' do Bret Easton Ellis. Comecei com o 'Glamorama' e agora só já paro quando tiver tudo dele...


4. Qual foi o último livro que leste?

Sou como a Pollijean - gosto de ler mais que um, especialmente por causa da faculdade. Mas o último que li foi o 'About a boy' do Nick Hornby. Nada melhor que esta leitura sobre as coisas pequenas para compensar o complexo de culpa da 'Carta ao pai' do Kafka.


5. Que livros estás a ler?

Neste momento estou a ler 'A Biblia de neon' de John Kennedy Toole, a folhear 'The Pillsbury Cookbook' que é uma colectânea de culinária e a preparar-me para atacar, mais uma vez, 'A metamorfose' do Kafka. Uff! (E tenho um 'Unterwegs' do Jack Kerouac começado em Berlim mas preciso de mais tempo e disposição para ler de dicionário em punho).
.

6. Cinco livros que levarias para uma ilha deserta.

(Que bom! Sempre há espacinho para uma lista!)


'American psycho' de Bret Easton Ellis
Porque foi, de longe, o livro que mais me impressionou até hoje e porque, apesar de ser um livro violentíssimo, dá muito que pensar.


'The fortress of solitude' de Jonathan Lethem
Porque foi o último que li em Berlim, porque o título se adequa à ideia de ilha deserta e porque é impossível não simpatizar com Dylan Ebdus.


'10 horas e meia numa noite de Verão' de Marguerite Duras
Porque, apesar de tratar de traição, é um dos livros mais bonitos que já li. Porque uma trovoada obriga toda a gente à reflexão e à descoberta.


'Amo-te' de Francesco Alberoni
Porque, apesar de ser um livro de teoria e, por isso, ser um desmistificador do amor, ensinou-me muitíssimo acerca da forma como nos enamoramos de alguém. Não retira de forma alguma a magia ao amor mas explica muita coisa que tantas vezes nos intriga, alegra ou faz sofrer.


'Até ao fim' de Vergílio Ferreira
Porque, apesar de ser um longo monólogo de um pai que está a velar um filho morto, é uma 'bíblia' do desespero (que iria sentir se me visse sozinha nessa ilha deserta) e um exemplo do amor (que não desaparece nunca, nem mesmo em ilhas desertas).


7. Três pessoas a quem vais passar este testemunho e porquê.

Esta é que é mesmo difícil. As pessoas que lêm efectivamente o meu blog já responderam ao questionário (são duas!). Portanto, vou deixar nomes de pessoas que talvez nem saibam que o blog existe. E as razões para as escolher são sempre as mesmas: porque têm um blog e porque sei que gostam muito de ler - logo, têm matéria prima para responderem.


Ao Henrique do Algures no cosmos.


Ao Miguel do Velocidade pessoal.


Sem comentários: